terça-feira, outubro 03, 2006

Afinal como se ganha dinheiro com um blog?

Para uma pergunta simples, uma resposta também simples: publicidade!

Agora vem a parte complexa (mas não muito!), mas afinal que publicidade, de quem, onde a coloco no blog, quanto ganharei com ela?... Calma, calma e calma! Cada coisa a seu tempo! Primeiro que tudo vamos lá tentar perceber de onde vem afinal o dinheiro que nos trás tanta felicidade!
Para ser muito conciso, há basicamente dois meios acessíveis aos bloggers de rentabilizar o seu blog: os programas de afiliados e a exibição de publicidade do Adsense (a mais utilizada).

O que é um programa de afiliados?

Um programa de afiliados consiste basicamente em ganhar uma comissão pela venda de um artigo que tenha sido “aconselhada”/publicitada por nós! Primeiro de tudo, vamos ao site da empresa “x” e inscrevemo-nos no seu programa de afiliados, que consiste em, através do nosso blog/site enviarmos ao site dessa mesma empresa alguém interessado em comprar um produto que essa empresa venda. Na eventualidade dessa pessoa que referimos efectuar uma compra já estamos a facturar e sem grande esforço! Basta colocarmos por exemplo no nosso blog um banner, ou um link publicitário da empresa “x” no nosso blog/site e esperar. Claro que se podem desenvolver técnicas para vender mais e melhor, mas por agora ficamo-nos por aqui. Um bom exemplo (em Portugal) é o programa de afiliados da chip7 que está acessível em chip7.pt e muitos outros há, basta fazer uma pequena pesquisa no Google.

Como funciona a exibição de publicidade/Adsense?

Quem nunca ouviu falar do Adsense, fica a saber desde já que esta é a ferramenta mais usada pelos bloggers para rentabilizar os seus blogs! Todos já fizemos uma pesquisa no google, pois bem, na coluna da direita há (quando os há!) os links patrocinados, pois bem, são empresas ou particulares que pagam para que o google coloque um link bem visível e que vá directo à sua página. Ao aderir ao programa do Adsense poderá colocar esses mesmos links no seu blog e ganhará dinheiro por cada clique que for efectuado nos mesmos. Bem simples! Adiante falaremos dos cuidados a ter ao colocar este tipo de publicidade no seu blog – como por exemplo: nunca clicar nos anúncios do seu próprio blog, onde e como os colocar, como maximizar os seus ganhos com esta fantástica ferramenta.

Quer saber mais acerca do AdSense?



Basicamente são estas as possíveis fontes de rendimento que podem ser usadas para rentabilizar um blog. Claro que falamos de blogs escritos em português, porque se por acaso escrever em inglês, há muitas mais formas que naturalmente não abordaremos aqui! Até lá investigue as que lhe indiquei. Um conselho: pense em usar as duas em simultâneo pois, além de ser possível, naturalmente poderá aumentar o potencial financeiro do seu blog!

Bons posts e até já!